Notícias

Decifrando Rótulos

Querido confrade, quantas vezes você já se deparou com uma garrafa de vinho que não conseguiu entender o rótulo? Você leu uma vez, duas vezes e não soube se aquela palavra estranha, gravada numa “etiqueta” rebuscada, era o nome do produtor, da casta ou da região/denominação. Tenha calma, não precisa entrar em pânico; isso já aconteceu com todo mundo, até com os “experts”. Afinal de contas, ninguém nasceu sabendo o que é um “Premier Grand Cru Classé” ou um “Trockenbeerenauslese”. Pensando nisso, esta crônica tentará esclarecer alguns aspectos (e termos) desse mundo enológico, decifrando os rótulos de uma forma mais descontraída e divertida. Aproveite.

O objetivo do rótulo de qualquer produto é identificá-lo de forma clara, facilitando a escolha e a compra (ou a fuga). No caso dos vinhos, os rótulos podem ser de todas as formas e tamanhos; alguns contendo apenas o mínimo de informações necessárias e outros apresentando dados suficientes para uma defesa de tese.

Podemos dizer que as informações fundamentais num rótulo de vinho são: Origem, Tipo/Estilo, Denominação, Produtor, Nome, Safra, Castas, Volume e Graduação Alcoólica. Repare que no primeiro exemplo abaixo, o rótulo não faz menção às castas (uvas). A lei ainda não obriga que o produtor especifique as variedades que ele utilizou para produzir o vinho.

No segundo exemplo, o produtor australiano preferiu especificar as castas. Neste caso, podemos dizer que o vinho é varietal, visto que apenas a casta “cabernet sauvignon” foi utilizada.

Além do rótulo, lembre-se que no Brasil é obrigatório que os vinhos apresentem um “contra rótulo” em português. Nele existem outras informações importantes que também podem ajudá-lo na escolha do vinho. As mais significativas são o tipo de vinho (“de mesa”, “fino seco”, “semi seco”...) e a empresa responsável (importadora, distribuidora ou produtor).

Porém, todos esses aspectos e detalhes não são garantia de qualidade. Saber ler um rótulo poderá ajudá-lo a ter uma idéia do que esperar do líquido que está dentro da garrafa. É mais ou menos como o resumo de um livro, que serve apenas para o leitor ter uma idéia da história, da narrativa. Saúde a todos e bons goles.

<< voltar para Notícias